J Music

J-Music é a sigla utilizada para denominar a música japonesa em todos os seus gêneros. No Brasil, os estilos mais conhecidos são o J-Pop, o J-Rock e a música Enka (estilo tradicional japonês).



J-Rock (Japanese Rock): Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano.

Sub-Categorias do J-Rock :
Visual Kei: um movimento que mistura vários estilos musicais no qual as bandas usam roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes, e cuja ideologia inicialmente os levava a tentar mudar a visão da sociedade.


Sub-Gêneros de Visual Kei:
Kotevi kei : O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas. As bandas atuam predominantemente na cena indie (independente), com poucos grupos atuando como major. Exemplo de bandas: L'Arc~en~Ciel.

Kurofuku keiSegundo o nome, é um estilo cuja base é formada pelas roupas com elementos pretos. Refere-se a bandas do final da década de 1980 e da primeira metade da década de 1990, que possuíam um estilo mais obscuro, com possível referência ao gótico. Exemplos de bandas: BUCK-TICK,LUNA SEA, ZI:KILL, Kuroyume eBY-SEXUAL.
Soft Visual Kei : Conforme o nome, são bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve (por exemplo, apenas base). É o estilo de visual que possui o maior número de fãs homens. Surgiram com força no final da década de 1990, com diversas bandas atuando como major ou próximos disso, ao contrário do kotevi kei, que ganhava destaque na cena indie, na época. Exemplo de bandas:  GLAY, SIAM SHADE, SOPHIA, Janne Da Arc e Sid.
Oshare Kei :Encaixam-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion" (com mais pormenores e mais vistosas). Esses grupos explodiram na cena indie entre 2002 e 2004, quando a influência das bandas kotevi kei começou a cair, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas, incorporando uma tendência de um ritmo mais variado. Exemplos de bandas:  AN CAFE, Ayabie, Charlotte, Aicle, SuG.
Koteosa Kei : Tornando-se popular a partir de 2005, é percebido com um estilo para o qual o oshare kei teria "evoluído". Tanto pela aparência quanto pela música, pode-se pensar que é resultante da fusão de oshare e kotevi kei. Exemplo de uma banda: LM.C.
Nagoya Kei :Um dos termos genéricos usados para designar as bandas de visual kei cujas atividades se concentram nos arredores de uma determinada cidade ou região japonesas, no caso, Nagoya. Exemplos de bandas: Kuroyume,ROUAGE,Laputa e FANATIC◇CRISIS.
Anguro Kei : "Angura" é uma palava japonesa equivalente à inglesa "underground", um termo que designa manifestações alternativas e de pouca exposição na mídia. O conceito do angura kei foi aplicado primeiro nos teatros japoneses nos anos 1960 e depois em outras formas de arte, como pintura e música. A intenção era criar algo unicamente japonês, uma contracultura, se opondo à invasão cultural estadunidense—que começou após a Segunda Guerra Mundial. Exemplos de bandas: Inugami Circus Dan.
Eroguro Kei : A palavra "eroguro" é uma mistura adaptada para o japonês das palavras "erotic" ("erótico" em inglês) e "grotesque" ("grotesco" em inglês). O termo "eroguro kei" vem do movimento "eroguro nonsense", estilo artístico criado no Japão por volta de 1920, expressado através da literatura, artes visuais e, no final dos anos 1980, na música, principalmente no movimento visual kei. Temas decorrentes do eroguro kei são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico, embora isto não seja uma regra. Exemplos de bandas: Merry, cali≠gari, Guruguru Eigakan e Dagashi Kashi.

Iryou KeiNome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos. Exemplos de bandas: PIERROT, MALICE MIZER e La'Mule.


The GazettE



J-Metal (Japanese Metal) que é o Visual Kei, imagine uma mistura de Glam com Gothic Metal, com cabelos extravagantes e maquiagem, eles são bons musicalmente falando.


Onmyouza



J-pop (Japanese Pop): Pode ser considerado como similar à música Pop ocidental. Uma de suas peculiaridades está na linguagem simples e nos instrumentos musicais utilizados, mais modernos, como bateria e guitarra.

Ayumi Hamasaki


J- Hip Hop (Japanese Hip Hop) : Muito pouco famosa no Brasil, o hip hop japonês em geral tende a ser mais diretamente influenciada pelo hip hop old school, levando de batidas atrativas da época, cultura, dança e diversão em geral e da natureza despreocupada e incorporá-lo em sua música. Como resultado, o hip hop se destaca como um dos gêneros mais tradicionais da música comercialmente viável no Japão.

Teriyaki Boyz


Enka : Era a antiga música popular japonesa e hoje é mais conhecida entre as gerações mais velhas. O estilo é definido como a música do sentimento, onde tudo aquilo que não pode ser expresso por palavras é transformado em canção.

Meiko Kaji